Avram Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de Dezembro de 1928) é um professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, das iniciais em inglês). Além de um renomado Linguista Chomsky também é reconhecido pela sua atividade política com esforços pela democracia mundial.
Este livro foi elaborado sobre diversas entrevistas concedidas por Chomsky após os atentados de 11 de Setembro onde ele analisa questões como motivação, terrorismo e as consequências mundiais dos atentados.
Chomsky debate com diversos jornalistas do mundo sobre seu ponto de vista em relação a política unilateral praticada pelos Estados Unidos, estas são algumas idéias merecem ser destacadas do livro:
- Os Estados Unidos são o único país a ser condenado em Corte Mundial por "uso ilegal da força", isso se deveu a política praticada na Nicarágua que ficou despedaçada a ponto de não ter como se reconstruir, os EUA também se negaram a pagar a multa a eles imposta além de vetar a resolução do conselho de segurança da ONU que instava os países a aderirem as leis internacionais.
- De acordo com os documentos oficiais dos EUA (U.S. Code e manuais do exército), terrorismo é: "O uso calculado da violência ou da ameaça de violência para atingir objetivos políticos, religiosos ou ideológicos, em sua essência, sendo isso feito por meio de intimidação, coerção ou instalação do medo".
- Durante um ataque ao Sudão os EUA destruíram as instalações da Al-Shifa única fábrica de remédios existente no Sudão, segundo organizações é impossível calcular o número de vitimas fatais afetados diretamente pela falta destes remédios, o episódio foi classificado pelos EUA como um "triste engano".
- Após os terríveis ataques terroristas de 11 de Setembro, não existiemdúvidas que foram ataques terroristas, covardes e terríveis, os EUA exigiram do Afeganistão a extradição de Bin Laden, o governo afegão apenas pediu "apresentem as provas que nos iremos conceder apoio incondicional".
2 de fevereiro de 2009 às 04:33
Nunca li Noam Chomski mas conheço bem o episódio do 11 de setembro. Aquele ataque terrorista, depois do assassinato de John Kennedy e da guerra do Vienã, creio que foi o fato mais marcante, mais inacreditável e que mais sacudiu os Estados Unidos nos últimos 20 anos (bem, a crise financeira, agora, parece que está assustando). Assim, tudo que for escrito sobre o 11 de setembro, nos proximos 10 anos, provavelmente, será verdade.
Mas a obra máxima que eu vi,até agora, no cinema, ainda é o filme do Michael Moore, 'FARENHEIT 490(?)sobre o que pode ter, realmente, acontecido...