Cotidiano: Curiosidade em demasia ou a perda do sentido de auto-preservação?

Ontem quando voltava para casa me deparei com uma daquelas situações inusitadas, perto de onde moro temos um posto de gasolina, tubulações de gás, rede elétrica, ou seja, todo tipo de risco possível, neste local havia a presença em grande quantidade de um gás estranho, registrei o momento na camêra do celular como é visto abaixo:

A situação era no mínimo de grande risco, não faço ideia de que gás era, mas não havia como saber se era tóxico ou não, ou se era comburente o que aumentaria o risco absurdamente, para se ter uma ideia da situação, era impossível enxergar nada na região onde o gás se expandia.

Mantive a minha devida distância e passei a observar o comportamento humano frente a situação.

As primeiras reações partiam da curiosidade, em pouco tempo se acumularam pessoas ao meu redor (acredito que em razão da camera) com a clássica "o que é isso?", no que eu muito elegantemente respondia "Minha senhora, não faço a mínima ideia!"

A sequência óbvia da primeira ação foi o início dos "achismos", e como sempre cada um mais descabido que o outro: "é, a batida foi feia, um carro pegou fogo", levando ao pensamento consequente de minha parte "claro, um carro pega fogo e libera fumaça branca...", um segundo afirmava com veemência "isso foi alguém que soltou uma bomba de efeito moral para se divertir", sim "o bem-humorado foi ali na esquina e comprou uma dúzia destas e agora está vendo o que acontece", cada um mais sabido que o outro.

Até que não houve a parte das reações em que os "sabidos" começam a discutir um com o outro para ver quem está mais ridiculamente errado certo.

A sequência de comportamentos é a que desperta mais o meu interesse, e que me deixa mais abismado, inicialmente entre os carros que haviam parado por conta do gás surge um que, mesmo sem nada enxergar, resolve atravessar a nuvem, este estúpido corajoso acaba virando referencia para os demais dementes não tão corajosos que seguem logo atrás.

E também para os sabidos, que mesmo sem a proteção de um carro, resolvem ir pessoalmente até a nuvem para tirar mais conclusões, talvez num pensamento sádico acreditando no segundo sabidão: "irei lá para cheirar a bomba de efeito moral e me arrebentar", ou num pensamento suicida mesmo "vou la dar uma inalada boa e cair durinho no meio da rua!".

Não consigo entender o pensamento dessas pessoas o que me faz voltar ao título, será que elas apenas são curiosas ao extremo de não poder olhar o gás de longe e se darem por satisfeita ou será que elas perderam completamente o sentido de auto-preservação a ponto de não perceberem que a aproximação do gás poderia lhes custar a vida?!?

Não sei qual o desfecho para o gás assim como não sei o desfecho para o pensamento das pessoas, mas juro que dois me paracem coisas extremamente surreais.

2 Response to "Cotidiano: Curiosidade em demasia ou a perda do sentido de auto-preservação?"

  1. Anônimo Says:

    Guile. Este artigo tá meio Aldir Blanc, e os comentários estão meio José Luiz Datena. Mas valeu. Curiosidade minha: é ali pela Miguei de Frias?
    beijos do pai

  2. Guilherme Flores Says:

    Não pai, é na esquina da Tiradentes com a rua da Sendas, subida para o bancários (rumo ao plazza) Localizou?