Livros: Abusado


Escrito so a forma de um romance por Caco Barcellos, Abusado retrata em primeiro plano a vida de Marcinho VP (no livro chamado de Juliano VP) traficante filiado ao Comando Vermelho que ao longo da vida foi considerado o dono do morro Santa Marta mas também relata a vida da comunidade que vive nas favelas e não possuem a vida diretamente ligada ao tráfico mas que indiretamente são complemetamente afetadas por ele.

O livro possui um escrita envolvente e muito direta, a reprodução de diálogos com a linguagem utilizada pelos traficantes aproxima o leitor da vida e realidade destas pessoas, uma excelente obra para quem quer entender um pouco mais suas mentalidades e seu cotidiano.

Porém acho prudente fazer um alerta sobre este livro que não deve ser lido por qualquer um, acredito que devido a proximidade que o autor vivenciou com seus personagens tenha sido difícil para ele não ter algum envolvimento pessoal com estas vidas, e na minha opinião, por diversas vezes ele retrata a rotina no meio do tráfico, os assaltos, tiroteios, brutalidade como algo natural demais, as vezes parecendo uma vida boa, por isso me preocupa um pouco a cabeça dos leitores quem param para ler este livro.

De modo geral o livro fica com uma classificação 3,5 em 5, sendo uma ótima referência para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Rio de Janeiro, suas favelas e principalmente sobre o traficante que a mídia, e Caco Barcellos, transformaram no número 1 em notoriedade pública.

1 Response to "Livros: Abusado"

  1. Anônimo Says:

    Não li o livro, mas conheço o autor. Caco Barcelos tem bagagem. Tem história. Caco está para o jornalismo marrom o que Hamiltom Fernandes foi para o jornalismo de reportagem. Conheci Caco fazendo artigos que se prendiam ao homossexualismo, bandidagem, prostituição, "mão-branca" (não é da sua época) no periódico "O reporter" . De jornalista para escritor é um pulo, principalmente quando vc. acumula informação e tem algum dom.
    Pai